Categorias
Apprender

O poder da Educação para o consumo

Os consumidores de hoje estão muito informados e confiam cada vez mais em informações online e depoimentos antes de tomar uma decisão de compra.

É de suma importância fazer da educação ao consumidor um mecanismo formal de entrega de informações confiáveis por parte das empresas hoje e ainda mais no futuro.
Informações que contribuam na jornada de compra com base em dados e dentro de uma estratégia pensada para isso.

Existem muito mais chances dos consumidores comprarem de uma marca após consumirem conteúdo educacional. A educação do consumidor, especialmente para marcas com produtos ou serviços complexos principalmente, não deve ser ignorada.

Se pergunte diariamente como podemos ajudar a melhorar a vida das pessoas através da educação do seu consumidor?
E, como as marcas podem educar seu público-alvo podem fomentar o conhecimento da marca, gerar mais conversões e lealdade?

Para educar seu consumidor cada empresa pode se utilizar de diferentes combinações de métodos e ferramentas.
Criando assim, seu próprio jeito ou modelo para informar, educar seus clientes sobre seus produtos e serviços.

Isso poderia incluir, por exemplo, como usar o que você vende e porque seu produto ou serviço é valioso para eles.
A educação do consumidor ajuda a reforçar a proposta de valor da marca, ao mesmo tempo que movimenta o cliente em direção ao fechamento ao longo da jornada do funil de vendas.

Quanto mais informações um cliente tiver, mais capaz ele estará para fazer uma boa escolha para si mesmo e para sua familia.
Entretanto, a educação do consumidor não significa apenas fornecer informações para autopromoção de seus produtos e serviços e sim abastecer os clientes com informações que façam sentido para eles, quem melhorem a vida deles.

A educação do consumidor será cada dia mais crucial para as marcas, pois pode impactar todos os aspectos da jornada, não só como cliente, mas como pessoa, como ser humano.

Uma forte estratégia de educação do consumidor pode levar as empresas uma liderança inovadora em seu segmento.
A melhor compreensão do que sua marca oferece levará a melhores conversões de pessoas em clientes a longo prazo.

Conteúdo de topo de funil que educa os consumidores sobre o segmento e as práticas recomendadas podem posicionar a marca como especialista. Trata-se de se tornar um consultor de confiança das pessoas, focando nas necessidades e na jornada do cliente antes mesmo de ele considerar a compra de seu produto.

A educação para o consumo também evita certas hesitações que podem haver durante as decisões de compra.
Consumidores educados entendem mais facilmente qual é o valor que seu produto ou serviço terá para eles, o que faz com que a decisão de compra se torne mais fácil.

Falta e excesso de informações causam confusão e hesitação, e esta hesitação pode facilmente impedir uma compra.

Um consumidor que hesita no ponto de venda será uma oportunidade perdida pelas equipes de marketing e vendas.
Com educação podemos demonstrar e garantir ao cliente que seu produto resolve o problema dele. E além disso, mostra claramente que você já está a disposição e no futuro sempre estará próximo para apoiá-lo.

Na criação de valor de serviços ou produtos complexos a educação para o consumo tem papéis ainda mais estratégicos.
Quanto mais complexo for o produto ou serviço, maior o risco de clientes em potencial desistirem de coisas que não entendem ou não veem valor logo de cara.

Sem educação sobre o valor que você fornece, os clientes podem não entender como você se diferencia da concorrência.
É por isso que é crucial educar os compradores em potencial desde o início e apoiá-los na tomada de decisões de compra com informações verdadeiras e úteis.

Para todos os negócios, mas do que ser “legal”, a educação do consumidor é uma ótima maneira para obtermos leads mais qualificados que aumentem as conversões e aumentem a lealdade dos clientes.

Educar seus clientes além de aumentar sua receita, reduzirá drasticamente os custos de suporte ao cliente, pois a educação para o consumo reduz as necessidades de atendimento ao cliente.
A falta de informações e educação ao cliente leva as pessoas ao uso indevido e outros problemas com seus produtos e serviços.

Quando os clientes são educados eles têm muito mais probabilidade de adotar seu produto. Clientes educados se tornam advogados da marca, tem ciclos de relacionamento mais longos e geram mais valor para empresa.

O valor da educação do consumidor é clara e as marcas podem educar seus consumidores de várias formas.

Uma delas é conversar e perguntar a eles diretamente, outra é observar seus comportamentos e sua jornadas para encontrar gaps de educação.

Cada marca pode criar hubs, sites, aplicativos etc, onde pode hospedar seu conteúdo de educação ao consumidor.
Podem ser através de artigos, vídeos, cursos on line, guias de procedimentos ou até trilhas inteiras de conhecimento.

O mais importante é começar e seguir aprimorando e ampliando, sempre provocando ouvindo os feedbacks dos clientes e da equipe.
Porque todos sabemos que a Educação é o futuro, inclusive para o consumo.

Por: Claiton Pacheco