O mundo tem experimentado uma rápida transformação promovida pelas tecnologias de informação e comunicação. São artefatos criados pela humanidade para facilitar a vida cotidiana, trazer mais eficiência aos processos produtivos, cuidar da nossa saúde ou mesmo proporcionar lazer e diversão, todos empregando investimentos altos em pesquisa, desenvolvimento e, principalmente, provocando mudanças significativas em nossa forma de ver o mundo, de nos relacionarmos e realizar as tarefas mais básicas do nosso cotidiano.
O ambiente educacional não fica de fora desta evolução. Evidentemente que por razões históricas e filosóficas, com alguma dificuldade de assimilar e implementar as mudanças trazidas pelo avanço tecnológico, mas ainda assim com melhorias significativas do ponto de vista de tecnologias colocadas à disposição dos processos de ensino aprendizagem.
Tecnologias utilizadas a favor da educação
Os sistemas de gestão de aprendizagem (learning management system) são exemplos destas tecnologias que revolucionaram a forma de ensinar e aprender de maneira digital. Através deles é possível estruturar trilhas de aprendizagem contextualizadas, compostas por objetos de aprendizagem variados, como textos, vídeos, games, atividades, apresentações e toda uma gama de artefatos construídos com o propósito de tornar significativa a aprendizagem.
Mas os avanços trazidos atingem também o campo metodológico. A gamificação, amplamente utilizada em iniciativas educacionais, tem sido caracterizada pelo emprego de conceitos emprestados do universo dos games com o propósito de aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes com o processo educacional proposto. Trata-se de desafios e recompensas como a concessão de selos, prêmios e marcas de progressão, além da geração de rankings e a comparação de desempenho entre os alunos de uma turma, unidade ou curso, sempre com o propósito de estimular a competição saudável entre os envolvidos e empregar na educação alguns dos elementos responsáveis pelo grande sucesso dos jogos de videogame.
A realidade aumentada e realidade virtual são tecnologias também amplamente utilizadas como forma de complementar as propostas educacionais de maneira a permitir o acesso a estruturas, laboratórios, elementos e componentes de maneira virtual ou projetados sobre um ambiente real, construindo uma experiência diferenciada para o estudante, com custo extremamente reduzido.
Dispositivos móveis na educação
Por fim, um bom exemplo a ser citado no campo da tecnologia educacional seria o emprego dos dispositivos mobile como parte da estratégia educacional. Mais de 90% de todo o acesso à internet realizado no Brasil é feito por meio de telefones celulares, de modo que uma iniciativa educacional de sucesso deve, atualmente, considerar a sua presença nestes dispositivos.
Estes recursos, quando combinados e mobilizados em torno de uma metodologia educacional coerente e adequada aos objetivos delimitados, trazem contribuições significativas para a aprendizagem, fazendo muito sentido inclusive no espaço corporativo como forma de otimizar o tempo dedicado do colaborador à capacitação, maximizar seu engajamento e os resultados advindos desta estratégia.
O avanço tecnológico experimentado pelo mundo nos últimos anos trouxe modificações em todos os campos do conhecimento, em todas as áreas e a educação não fugiu a esta regra. Os recursos tecnológicos são importantes e dinamizam a oferta educacional, porém sozinhos trazem pouco ou nenhum resultado, devendo sempre vir acompanhados de uma proposta coesa e de uma metodologia que consiga integrá-los à prática educacional, aí sim contribuindo efetivamente para o sucesso da estratégia. Eis o desafio!
Por: Junior Freitas e Fabiana Estrela